top of page

De 02 a 08/Junho

Exposição "Deslocação"

de Márcio Vasconcelos na Galeria Trapiche

 

As bestas são, por definição, criaturas afastadas do humano. Tanto sua anatomia de rabos e chifres e múltiplos caninos quanto seu comportamento tão errático (relacionado à não cumulação), quanto focado (na obsessão imediatista pela sobrevivência), nos faz vê-las como imagens do mal.

Contudo, ao encará-las atentamente, e ao ser encarados por elas, não deixamos de enxergar um espelho quebrado; pois se não há muita chance de nos depararmos com os quasímodos da imaginação, somos constantemente encarados, e encaramos, figuras humanas tão bestializadas por sua condição entre os demais seres humanos que nelas sobrepõe-se à imagem do mal, que é ativo, a do desespero, que é estático.

É a naturalização do convívio com esses bestializados que Márcio Vasconcelos busca enfrentar com esta série de fotografias. O gado é talvez a metáfora mais poderosa para esse tipo de gente que se vê completamente dissociada de sua humanidade, de suas identidades, locais de nascença e memória, em troca de promessas de menos azar na cidade.

Bruno Azevêdo

Escritor e Antropólogo

 

Márcio Vasconcelos(MA)

Fotógrafo profissional autodidata e independente há mais de 20 anos e há quase uma década vem se dedicando a registrar as manifestações da Cultura Popular e Religiosa dos afro-descendentes no Estado do Maranhão dentre outros trabalhos autorais.

Na sua trajetória acumula diversas premiações, exposições e publicações, entre elas o projeto "Nagon Abioton – Um Estudo Fotográfico e Histórico sobre a Casa de Nagô", aprovado na Lei Rouanet e no Programa Petrobras Cultural/2009, editado na forma de livro. O projeto "Zeladores de Voduns do Benin ao Maranhão" foi vencedor do 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras/2010 (Fundação Cultural Palmares/Petrobras) e selecionado para leitura de portfólios no Trasatlantica/PhotoEspaña 2012. O projeto "Na Trilha do Cangaço – Um Ensaio pelo Sertão que Lampião pisou" foi vencedor do XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia e finalista do Prêmio Conrado Wessel 2011. Recebeu a Menção Honrosa no Concurso de fotografias do Centro Regional de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina 2012 - CRESPIAL, com o Trabalho "Tambor de Mina".

bottom of page