top of page

Dia 08/JUN

19h "Sotaque" Janaina Santos/Núcleo do Dirceu(PI) na Galeria Trapiche

Sotaque é o que nos identifica?

O solo parte do princípio e problematiza a ideia de que o corpo tem o sotaque de onde ele é. Sotaque é cognição, é uma colocação no mundo, é a forma como o movimento se organiza. Corpo e lugar como substantivos em constante transformação. Como falar de identidade e singularidades neste mundo cada vez mais fluido e global? Sotaque é "típico"?

Uma condição de existir e resistir. Uma dança, um estado, talvez uma autobiografia de sensações e espaços movida por um grande desejo de continuar no fazer e descobrir de uma dança, que não tem fórmula nem forma, mas que de alguma maneira é um depois, uma necessidade, uma maturação, um discurso, uma imersão. Uma construção, uma explosão, uma tradução?

Um solo frágil num chão forte ou um solo forte num chão frágil? Insistir para resistir e transformar. Movimento sensação concreta. Rachar, quebrar convicções antigas. O que resta? Uma dança-resto? Um solo inlinhado, feito e refeito. O chão da dança não é liso e o movimento nunca tem dúvida.

Dança tem sotaque?

 

 

FICHA TÉCNICA

Concepção, coreografia e interpretação: Janaína Lobo

Colaboração artística: Layane Holanda, Valério Araújo, Márcio Nonato e Programa Curto-Circuito/ND

Desenho de som e projeto gráfico: Sérgio Donato

Desenho de luz: Márcio Nonato

Produção: Regina Veloso

Fotos: Valério Araújo, Layane Holanda, Jacob Alves

Duração: 30 min

Classificação: livre

Agradecimentos: Ian Lobo, Eugene Murphy, Dackson Mikael, Datan Izaká, Elielson Pacheco, Jacob Alves, John Robert Jr.,Marcelo Evelin, Pollyanna Jericó, Escola de Dança do Estado do Piauí Lenir Argento e Departamento de Música e Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí – UFPI.

Essa pesquisa coreográfica foi desenvolvida com subsídio do Programa Rumos Itaú Cultural Dança 2012/2014.

Janaina Lobo (PI)

Artista da dança e trabalha com pesquisa, criação e coreografia. É integrante do Núcleo do Dirceu, formada em Arquitetura e Urbanismo e com especialização em Estudos Contemporâneos em Dança. Pesquisa em seus trabalhos uma dança como posicionamento estético/político e uma linguagem coreográfica afetada e conectada aos lugares e às pessoas.

bottom of page