top of page

Dia 02/JUN

20h30  “Negrume” com Balé Baião de Dança Contemporânea(CE) no Teatro João do Vale

 

“Negrume" é resultado de uma investigação corporal que unifica técnicas de dança afro contemporânea, contato-improvisação e teatro físico com três dançarinos afrodescendentes de Itapipoca e da companhia .

 

O convívio e a relação da Cia com quilombolas cearenses desde 2008, destacando-se as comunidades de "Nazaré" na serra de Itapipoca e "Águas Pretas" da cidade de Tururu(CE), mobilizou em Gerson Moreno o interesse em trazer pra cena as verdades físicas e a potência do “gesto simples”, elementos perceptíveis no dia-a-dia das crianças e dos velhos dessas comunidades, sobretudo o gestual lúdico e ritualístico revelado nas rodas de conversa, nas rodas de oração e festa: brincadeira e crença coabitam no mesmo espaço, dialogam e interagem incessantemente.

 

A dramaturgia do trabalho acontece a partir de duas proposições que geram metáforas corporais à proporção que os três corpos se encontram e se distanciam no espaço: “o giro-moleque na roda do mundo” (trazendo à tona o corpo profano) e o “Ritual das coisas invisíveis” (transmutação e arrebatamento – corpo sagrado). "Negrume" também poetiza as aspirações contemporâneas afrodescendentes, traçando paralelos entre o "corpo negro interiorano" com o "corpo negro globalizado e urbano".

 

FICHA TÉCNICA

Direção coreográfica: Gerson Moreno

Intérpretes-criadores: Gidalto Paixão, Pergentino Davi, Viana Júnior

Sonoplastia, iluminação e registro: Cacheado Braga

 

Duração:35 min

Classificação: 14 anos.

 

Cia Balé Baião de Dança Contemporânea(CE)

A companhia, sediada em Itapipoca, desenvolve, há 20 anos, um trabalho de pesquisa, criação, formação continuada e difusão no interior cearense. Formada por criadores-intérpretes e artistas docentes é dirigida por Gerson Moreno desde sua criação e tem um repertório de obras criadas de modo colaborativo. Desenvolve o  projeto “Galpão da Cena de Itapipoca” está vinculado a Associação de Artes Cênicas de Itapipoca (AARTI), onde funcionam os núcleos permanentes de formação: escola livre de dança, Cia Rebentos de Dança, núcleo de percussão Tambores Afro Baião, núcleo de artes audiovisuais “Advento” e o Núcleo de Operários-dançarinos da Empresa DASS. Mais informações nos site http://ciabalebaiao.wordpress.com e http://ciabalebaiao.blogspot.com.br.

O projeto “Circuito Negrume: Desbravando o Nordeste Quilombola” foi contemplado com o Prêmio Funarte Arte Negra 2013.

 

 

bottom of page