top of page

OFICINA #01

O Sentido Compartilhado: Corpo, Memória e Texto com Júlia Emília (MA)

Dias 01 e 02/JUN das 14h às 16h30 na Sala de Dança do Centro de Ciências Humanas/UFMA

 

Trata-se de uma oficina prática ancorada em bases teóricas, com uma aprendizagem orgânica que investiga movimento e sua capacidade textual no corpo. A biomecânica que evoca tradições e memórias afetivas: respiração, eixo global, apoios, espaços articulares, peso, impulso, fluxo, resistência. A poética estimulando o gestual: oposições ósseas, tônus muscular, vetores de força, expressão e comunicação.

Possibilitando aos participantes investigar um vocabulário corporal próprio, por meio da experiência em dança contemporânea, a partir das metodologias desenvolvidas pelo Grupo Teatrodança com suas dramaturgias do corpo enraizadas nas culturas populares maranhenses.

 

Público | Profissionais das áreas de arte e da educação.

 

Júlia Emília

Atriz, dançarina, pesquisadora e diretora do Grupo Teatrodança desde sua fundação em 1985. Especialista em Reabilitação Motora pelo CEST-MA, licenciada em Educação pela PUC/RJ.  Pesquisou linguagens com Klauss e Angel Vianna, com Ilo Krugli/Teatro Ventoforte e na Cia. Dramática Brasileira/Funarte. Tem uma formação diversificada em Consciência do Movimento, Poética da Cena, Composição Teatral, Técnicas Psicofísicas do Desenvolvimento Humano (Regina Maura, Academia Tatiana Leskova, Centro de Estudos do Movimento e Artes, Tanztheater, Teatro Piolin, Fondación Río Abierto, Maria Thaís/Márcio Medina, Tadashi Endo, Lume Teatro).

OFICINA #05

Introdução as práticas corporais orientais do movimento + Criação em Dança com Eduardo Fukushima (SP)

Dia 07/JUN das 14h às 17h e no dia 08/JUN das 10h às 13h na Sala de Dança do Teatro Arthur Azevedo

 

O workshop é um convite para experienciar e refletir sobre as possibilidades do movimento a partir de perguntas e procedimentos que permeiam o processo de criação e de preparação corporal de Eduardo Fukushima.

Serão introduzidas práticas corporais orientais, Tai-chi dao yin e exercícios de Seitai-ho, técnica

corporal japonesa. Ambas as práticas possuem princípios que visam o estudo do caminho interno do movimento aliado com a respiração, a ativação de musculaturas profundas do corpo, o estudo da coluna, auto-massagem, abertura das articulações e ativação do Ki. 

Em seguida, compartilharemos os estudos de criação e experimento com o movimento em grupo.

 

Público | Aberta a todos os interessados no estudo do corpo e do movimento, dançarinos, coreógrafos, atores, performers e pessoas com ou sem experiências em dança.

 

Eduardo Fukushima 

Coreógrafo e bailarino. Graduado em Comunicação e Artes do Corpo na PUC-SP. Criou os solos Saídas (2004), Canto (2007), Entre Contenções (2008) – Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna -, Como superar o grande cansaço? (2010) – Rumos Dança Itaú Cultural 2009/2010. Seus trabalhos foram mostrados no Brasil, Portugal, Argentina, Bolívia, República Dominicana, Inglaterra, Alemanha, Chile, Itália, Chipre e Taiwan. Em 2012, participou do World Event Young Artists em Nottingham (Reino Unido). Foi selecionado como protégé no Prêmio Rolex Mentor and Protégé Arts Initiative (2012/2013), residindo em Taiwan e trabalhando com Lin Hwai-min, diretor artístico do Cloud Gate Dance Theatre of Taiwan. Pratica técnicas orientais como Seitai-ho (Japão) e Chi Kung (China). Pratica técnicas orientais como Seitai-ho (Japão) e Chi Kung (China).  

É professor de Tai-chi e dança desde 2009.

OFICINA TEÓRICA 

Conversa na Cozinha com Marcos Moraes (SP)

Dias 04 e 05/JUN das 14h30 às 17h30 na Guest House

 

O que nos move? O que podem as máquinas desejantes? Quais potências nos habitam? Fazer da partilha um exercício de liberdade X a Grande Conformidade. Cozinhar-nos: Fogo brando, fogo lento, fogo devastador, fogo fogo fogo, Foucalt. Deleuze, Vó Lucila, Bicicleteros, o maluco da esquina. 

Discutiremos os temas e conceitos que norteiam o Projeto A Cozinha Performática em função dos desejos dos participantes e suas questões em latência. Colocaremos lenha na fogueira, cozinharemos o caldo e a carne: comer, deglutir, vomitar, digerir, excretar, absorver, queimar, jogar fora. O que entra e o que sai.

 

Público | Aberta a todos os interessados nas artes da cena, dançarinos, coreógrafos, atores, performers, etc.

 

Marcos Moraes

Bailarino e coreógrafo. Atua como artista, docente e produtor cultural. Formado em Dança e em “Técnicas Psico-corporais Para o Desenvolvimento Harmônico” pelo Espacio de Desarrollo Armónico – Rio Abierto de Montevidéu, onde deu aulas regulares de Harmonização e de Dança Contemporânea. Dançou no Grupo Espacio de Dança Teatro (direção Graciela Figueroa). Vem desenvolvendo diversa propostas artísticas entre elas o Projeto A Cozinha Performática, Plataforma Colaborativa de Pesquisa e Criação em Dança e Performance que recebeu Prêmio Denilto Gomes de Dança 2014 e o Projeto DatingSoccerFood (DSF).

OFICINA #02

Espaço, materialidade, sensorialidade  com Mariana Romagnani (SC)

Dias 04 e 05/JUN das 10h às 13h na Sala de Dança do Teatro Arthur Azevedo

 

Uma oficina para pensar espaço como algo vivo e ativo. Voltada para acordar nosso olhar adormecido sobre as materialidades que nos rodeiam e sobre a materialidade de nossos próprios corpos. Um lugar para ativar a percepção da coautoria no mover e exercitar torná-la aparente. Um lugar para investigar uma dança que determina e é determinada pelo seu contexto de existência e dançar sendo também um pouco coisa. Serão trabalhadas práticas formuladas através do modo de pensar corpo do Grupo Cena 11 e desenvolvidas na pesquisa em dança "Estudo para Morfodinâmica".

 

Público | Aberta a todos os interessados na perspectiva da oficina (maiores de 16 anos)

 

Mariana Romagnani 

Integra o elenco do Grupo Cena 11 Cia. De Dança desde 2003 e atua como assistente de criação 

de Alejandro Ahmed desde 2010. É artista interessada no trânsito da dança com outras áreas de conhecimento e disciplinas artísticas. Em seus processos de criação tem foco em designs de movimento que correlacionem a materialidade do corpo à escultura.

OFICINA #03

O Corpo Curioso com Patrícia Árabe (MG/SP)

Dias 05 e 06/JUN das 10h às 13h na Sala de Versátil do Teatro Arthur Azevedo

 

A oficina trabalhará o corpo como potência de criação e suas intensidades de presença. 

Qual é a sua dança? Como você se coloca em cena? Como é mover e ser movido ao mesmo tempo?

 

A proposta é gerar espaço para que cada participante desenvolva um estado corporal, através dos procedimentos e disparadores que a artista usou durante o processo do solo, e colocar esse estado em experimentação.

 

Público | bailarinos, atores e performers.

 

Patrícia Árabe

Formada em dança pela UNICAMP. Artista residente do LOTE OSSO, foi também residente do Lote #3 e colaborou com Lote#1 e #2, coordenados por Cristian Duarte. Dança BIOMASHUP dirigido por Cristian Duarte. Dirigiu e dança os solos Onde o Oposto faz a Curva e Impulso. É codiretora e performer do Grupo Vão no qual criou diversos espetáculos. Foi performer de Estudos para Claraboia com direção de Morena Nascimento e Andreia Yonashiro e MA BE MA com direção de Tadashi Endo. Ainda em parceria com Tadashi, foi sua assistente em toda sua turnê pelo Brasil em 2011. Em 2013, perfomou no espetáculo Le Cabaret Discrépant com direção de Olivia Grandville no Festival Panorama de Dança RJ. Com foco nas práticas do Lume Teatro, trocou intensivamente com os atores Renato Ferracini, Carlos Simioni e Ricardo Pucetti.

OFICINA #04 | DANÇA PARA CRIANÇA

Movimento Quadro a Quadro com Neto Machado (PR)

Dias 06/JUN das 10h às 13h na Sala de Dança do Teatro Arthur Azevedo

 

Nesse tempo juntos vamos entender melhor a técnica de animação chamada Stop Motion. Você sabe o que é isso? É um jeito de fazer fotos virarem vídeo e produzirem filmes muito legais, inclusive vários dos que nós vemos na TV, no cinema e na internet. Nessa oficina, vamos testar produzir alguns deles com nossos desenhos e também com nosso corpo. Colocando-nos em movimento e provocando movimento em objetos, fotos e vídeos.  

 

Público | Crianças de 7 a 12 anos

 

Neto Machado

Dançarino, coreógrafo, ator e comunicador. Mestre em Artes Cênicas pela UFBA e atual bolsista do Instituto Akademie Schloss Solitude – Stuttgart, Alemanha, pesquisa em seus trabalhos a relação direta entre arte contemporânea e cultura pop. Neto é um dos coordenadores do Dimenti/BA – ambiente criativo que desenvolve projetos de diferentes naturezas.

.

bottom of page